Conheça a nossa Escola!



*Pequena filmagem da nossa escola

Horário Funcionamento

Horário da Secretaria

De 2ª a 6ª Feira

09:00h às 20:00h

Sábado

9:00h ás 13:00h


Horário de Aulas

De 2ª a 6ª Feira


Aulas Teóricas:

14:00h às 15:30h

18:00h às 19:30h


Aulas Práticas:

De 2ª feira a Sábado

07:00h às 23:00h


Utilidades


Condução Defensiva

     É a forma de conduzir, que permite reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer consigo, com seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros utentes da via.

Condutor Defensivo

     A condução defensiva é a atitude e comportamento adoptados pelo condutor, ao realizar a tarefa da condução, de maneira a evitar os acidentes.

Este tipo de condução assenta, principalmente, na previsão e na antecipação. É claro que a boa previsão traduz uma melhor antecipação aos perigos. No entanto, a capacidade de prever advém dos conhecimentos, da atenção, mas sobretudo da experiência.

     As atitudes incorrectas conduzem, na maior parte das situações, a colocar a nós e aos outros em perigo, até ao prejuízo da integridade física.

Desde há alguns anos, os acidentes rodoviários têm sido objecto de estudo porparte das entidades competentes. No que respeita às suas causas, são factores como as manobras perigosas, velocidade, álcool ou o desrespeito pelas regras de trânsito que conduzem ao acidente. É aqui que o Homem, enquanto elemento fundamental do sistema rodoviário, tem a maior “fatia” de culpabilidade nos acidentes, pois devido aos seuscomportamentos agressivos e desafiadores das leis do código da estrada, da física e do desrespeito pela vida humana, é o causador de mais mortes por ano do que qualquer guerra ou catástrofe.

Assim, circule em velocidade moderada e redobre a sua atenção.


Rotundas

    Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º, nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do mesmo Código, na circulação em rotundas os condutores devem adoptar o seguinte comportamento:

 

1. O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:


- Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando antecipadamente quando pretender sair.

 

2. Se pretende tomar qualquer das outras saídas, deve:


- Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em função da saída que vai utilizar;


- Aproximar-se progressivamente da via da direita;


- Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente anterior à que pretende utilizar;


- Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída, sinalizando antecipadamente quando for sair.


Sinalização de manobras

     Todas as manobras que impliquem deslocação lateral do veículo decorrente da mudança de via de trânsito ou saída da rotunda devem ser previamente sinalizada.


Qual a idade minima para tirar carta de condução e que veículos posso conduzir?

Quando devo renovar a minha carta de condução?